Natação

"When we are inspired, we try to swim the English Channel. When we are inspired, we go from one country to another country to inspire people and to be inspired by them. I feel that when we inspire humanity, we automatically become good citizens of the world. This is my philosophy." - Sri Chinmoy

Inspirado pela história atlética do Sri Chinmoy Marathon Team, comecei a nadar em janeiro de 2009. A maior piscina na minha cidade é de 10 metros, mas assim como a minha habilidade era pouca, o meu entusiasmo parecia grande. Demorei um pouco para conseguir dar braçadas minimamente consistentes, mas depois comecei a ficar confiante. Minha primeira prova foi no rio Paranapanema, 1500m a favor da correnteza. Cheguei em penúltimo lugar.

natacao.jpg

Logo depois, aumentei a distância até que consegui completar os 3.800m do ironman na piscina. Eu tinha confiança de que ia conseguir.

 

Dois meses depois de começar a nadar, fui para Nova Iorque por conta de um encontro mundial de meditação. Lá, uma das atividades é uma prova de marcha de 12 horas. Fiz cerca de 70km no tempo estipulado, o que se tornou a minha primeira ultramaratona. Também fiquei inspirado pela transformação que aconteceu em mim durante e após a prova.

Durante as doze horas, tive tempo para conversar com o Balarka, da África do Sul. Ele havia quase completado a travessia do canal da mancha, bem como fez diversas similares. Foi uma fonte inexaurível de inspiração. Como ele e eu andávamos no mesmo ritmo, conversamos várias horas sobre natação.

O resultado foi que assim que cheguei de volta ao Brasil, com um pouco menos de três meses de treino de natação, resolvi mergulhar em minha primeira maratona aquática. Dez quilômetros na piscina, sem tirar, nem por. Equivale a cerca de uma maratona correndo.

Tive diversas experiências, tanto espirituais, quanto físicas. Agora, ainda vale informar que, no caso, a natação era pra mim um instrumento para o progresso espiritual, e portanto mesmo as experiências físicas foram espirituais em amplo grau. Depois de alguns quilômetros de tédio por conta da brevidade da piscina, logo o processo de dar a volta na parede e voltar tornou-se algo mântrico.

O tempo total foi de 4h57min, se lembro bem. Cheguei em casa exausto, tomei banho, almocei, e ainda tive de ir para o trabalho. Foram horas que não passariam rapidamente. No entanto, também a minha consciência permaneceu elevada durante vários dias e semanas após o feito. Eu tive de superar diversas barreiras físicas, mentais e espirituais para completar os 10km. E ao final, consegui reconhecer de onde veio a capacidade para o feito: do Supremo. Gratidão, gratidão, gratidão. Foi um sucesso completo.

Meses depois, comecei a treinar para a distância, com o intuito de fazer a mesma distância em 3h20min (média de 3km/h). Tive de interromper meu treino por 20 dias antes da tentativa, mas ainda assim consegui fazer em 3h37min.

Recomendo ler as histórias sobre natação no blog Sri Chinmoy Inspiration Group.

 

 O Canal da Mancha assusta o corpo humano.

O Canal da Mancha desafia o vital humano.

O Canal da Mancha intriga a mente humana.

O Canal da Mancha convida o coração humano.

O Canal da Mancha entesoura a alma humana.

- Sri Chinmoy