Aprendendo inglês sozinho

Para brasileiros: aprendendo a ler inglês em um ano sozinho

 

“The English language unites the whole world...”

Sri Chinmoy, India, my India. Mother India's summit-prides, Agni Press, 1997

 

bowingbyvilassilverton.jpg

Segue a minha sugestão para quem quer aprender inglês, em particular para os alunos de Sri Chinmoy. Fiz bem resumido, e cada frase escrita aqui tem valor no processo de aprendizado. Foi assim que eu aprendi, mas levei mais tempo, pois não tinha essas dicas. Eu só tinha vontade. Queria ler, mas não conseguia. Foi um esforço bruto de repetição, sem nenhum conhecimento prévio e nenhuma facilidade natural.

 

LER, ESCREVER, OUVIR, FALAR

Aprenda só a ler. Ler os livros de Sri Chinmoy para os seus alunos é provavelmente o mais importante uso da língua inglesa. Sabendo ler, depois você aprende a falar e escrever bem mais rápido. Se não souber o significado da palavra, nunca irá usá-la numa conversa, nunca irá entendê-la se a ouvir, e nunca conseguirá escrevê-la num texto. Então primeiro a leitura.

 

GRAMÁTICA E ESTRUTURA DAS FRASES

Uma boa notícia é que, falando de línguas mundiais, o português e o inglês são praticamente idênticos. A gramática e estrutura de frases do inglês é quase igual à do português para quem quer ler e compreender um texto. Normalmente, bem mais simples. Então a gente já conhece o grosso da gramática e estrutura do inglês simplesmente por termos nascido no Brasil. Com o inglês já que aprendemos na escola, sabendo o tempo verbal (passado: “...-ed”, futuro “will ...”, etc, que são iguais no português também), já dá pra entender quase tudo.

A perfeição é inimiga da velocidade. O importante é entender. Não precisa entender 100%. Você vai continuar melhorando contanto que comece.

 

VOCABULÁRIO

Moleza. O inglês possui muitas palavras que vieram do latim. O português também. Então já sabemos uma boa parte do vocabulário do inglês simplesmente por termos nascido no Brasil. Por exemplo: meditação é meditation. Quer mais fácil que isso?

Palavras desconhecidas. O resto das palavras podemos procurar no dicionário quando as encontrarmos. Cada palavra tem mais de um significado, e, ao passar por elas várias vezes nos textos, entenderemos naturalmente qual o significado mais natural no caso.

Dica: ponha orelhas (A, B, C, D, ...Z) no seu dicionário para economizar tempo nas buscas.

Curioso: se você acha difícil procurar palavras no dicionário, tente aprender japonês e procurar alguma palavra num dicionário de japonês, por exemplo 綺麗. Provavelmente vai lhe custar uma hora para aprender como usar um dicionário de japonês, e você se deparará com várias pronúncias diferentes para ela (sem saber qual usar), além de duas formas de escrever奇麗 e綺麗. Alguns significados possíveis são: limpo, transparente, belo, organizado, inteiramente, gracioso, reluzente, bem educado, justo, puro. A não ser que a palavra faça parte de um nome de pessoa, onde o significado muda de novo, a pronúncia muda de novo e você precisa comprar um dicionário só den nomes para aprender a ler nomes japoneses, que mudam de leitura e significado depois de algumas décadas (por exemplo, o nome de alguém que nasceu em 1950 pode estar com uma leitura errada num dicionário editado em 2000). Que tal – inglês é fácil, né?

Importante: memorizando o vocabulário. Cada vez que procurar uma palavra desconhecida, escreva ela num caderno junto com um dos significados. No dia seguinte, é imprescindível você ir ao seu caderno, esconder a parte da página com o significado em português e tentar lembrar do significado em inglês. Se você lembrar vários dias seguidos do significado, quer dizer que aprendeu a palavra. Se não lembrar, quer dizer que tem que continuar o processo de tentar lembrar por mais dias. Continue o processo com essa palavra até conseguir lembrar sem consultar o significado. Quando lembrar dela com facilidade, você não precisa mais fazer isso e terá mais tempo para aprender outras palavras.

Paciência até o “ponto de virada”. No começo de qualquer projeto, não vemos os resultados. Eles levam tempo, mas depois começam a vir com uma velocidade cada vez mais rápida. Quando se der conta, estará “mais para lá do que para cá”, ou seja, estará sabendo mais inglês do que não sabendo, o que quer dizer que não tem mais volta – você aprendeu inglês.

 

FALA, AUDIÇÃO E ESCRITA

Imersão. Temos a sorte de que quase tudo o que procuramos, livros, manuais, filmes, etc, está em inglês. Aproveite para ir aprendendo a língua enquanto faz outras atividades. Configure seus equipamentos, telefone, computador, livros, filmes, etc, sempre para o inglês. Isso é importante para você aprender a saber as nuances de cada palavra. Por exemplo, em português dizemos por exemplo que “algo é bonito”, mas também reclamamos, “que bonito, heim!?” Você aprende a diferenciar com a vivência no idioma.

Pronúncia. Diferente do português, a pronúncia das palavras do inglês é bem irregular, e tem diversas formas de pronunciar a mesma palavra de acordo com a região do mundo onde você está. Você vai aprendendo ao ouvir os outros e se corrigir.

Aprendendo a falar, ouvir e escrever. Você vai melhorar essas capacidades quando tiver vocabulário suficiente e bem consolidado. Aí o processo é o mesmo que com a leitura. Falar frases, escrever frases, ouvir frases, corrigir, repetir.

 

TEMPO

1 ano. Para aprender a língua inglesa, que é um idioma dentre os mais fáceis do mundo (lembro de uma gravação de Sri Chinmoy” dizendo algo como “the English language is generous.”), em particular para quem já fala português, imagino que o tempo levado vai ser algo como um ano se você se esforçar de verdade. Se não se esforçar, aí você vai multiplicando: 5 anos, 15 anos, mas provavelmente você já vai ter desistido antes.

Como não desistir. Coloque como uma prioridade na vida e se dedique. Quanto mais estudar, mais progresso fará e menor será a chance de desistir no meio do caminho. Quando se der conta, estará “mais para lá do que para cá”, ou seja, estará sabendo mais inglês do que não sabendo, o que quer dizer que não tem mais volta.